Nossa história

Criação da FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações


FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações foi constituída em 16 de agosto de 2005, em Assembleia Geral de Fundação, com início às 14h, no salão nobre da casa da Avenida Pasteur, 383, no Rio de Janeiro, onde estiveram presentes representantes de seis sindicatos.

No Diário Oficial da União (DOU), de 25 de maio de 2006 – data doravante histórica –, foi “concedido o registro sindical para a FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações”. Surge o órgão sindical de segundo grau para defender os interesses de caráter patronal de um segmento responsável por 7,46% do PIB.  Dessa data a FEBRATEL – Federação Brasileira de Telecomunicações – passou a integrar o Cadastro Nacional das Entidades Sindicais. Foi publicada no Diário Oficial da União nº 99, de 25 de maio de 2006, quinta-feira, na Seção 1, página 73, a Concessão de Registro Sindical para a FEBRATEL, que passa a ostentar o registro sindical de nº 46000.081261/2005-08.

Foram seis sindicatos patronais, os fundadores da FEBRATELSeta – Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Sistemas de Televisão por Assinatura; Siitep – Sindicato das Indústrias de Instalações Telefônicas no Estado do Paraná; Sinder – Sindicato Nacional das Empresas de Radiocomunicações; Sindimest-RJ – Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro; Sinditelebrasil– Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal  e Sinstal – Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV Por Assinatura (cabo).

Foi eleita por aclamação, seguida de uma salva de palmas, para um mandato de quatro anos, a chapa de fundação da FEBRATEL, que ficou assim constituída: Presidente: Luiz Alberto Garcia (SINDITELEBRASIL); 1º vice-presidente: Gilberto Mussi de Carvalho (Sinstal) – ambos também delegados confederativos –; e 2º vice-presidente: José Paulo de Freitas (Seta). Diretores: Administrativo, Ludgero José Pattaro (SINDITELEBRASIL) e Orlando Lopes, suplente (SINDITELEBRASIL); Financeiro, José Fernandes Pauletti (SINDITELEBRASIL) e Eduardo Felippe Correa, suplente (SINDITELEBRASIL); Desenvolvimento e Tecnologia, George Paiva Cosa F.º (Sindimest-RJ) e Alexandre Wagner de Castro, suplente (Sindimest-RJ); Relações Sindicais, Biratã Higino Almeida Giacomoni (Siitep) e Leandro de Lima Neto, suplente (Siitep); Relações Corporativas, Cícero Domingos Penha (SINDITELEBRASIL) e Pérsio José de Oliveira, suplente (SINDITELEBRASIL); Comunicações, João Carlos Pinheiro da Fonseca (TELEBRASIL) e Celso Venâncio Teixeira Machado, suplente (SINDITELEBRASIL).
Eis o quadro completo de dirigentes da FEBRATEL na data de sua constituição, em 16 de agosto de 2005. Como membros do Conselho de Representantes, pelo Seta (Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Sistemas de Televisão por assinatura), Adir de Souza Matos (Direct TV) e Amilton de Lucca (TVA); pelo Siitep (Sindicato das Indústrias de Instalações Telefônicas no Estado do Paraná), Hélio Bampi (Radiante) e Iomar Schiller Weirich (Seletel); pelo Sinder (Sindicato Nacional das Empresas de Radiocomunicações), Guilherme de Souza Villares (Aerotech) e Ana Cristina Rodrigues Santos Pinheiro (Orbitech); pelo Sindimest-RJ (Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro), George Paiva Costa Filho (Equant) e Alexios Azen Jr. (Masterway); pelo Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal), Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira (Telemar) e Júlio Cesar Fonseca (Telemar); pelo Sinstal (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV Por Assinatura-Cabo), Humberto Jacinto Neves (Fox Telecom) e Ana Maria Gonçalves Mesquita (SP Telecom).

Compuseram ainda a chapa de fundação da FEBRATEL, como diretores de Relações Institucionais: pelo Sinstal, Antonio José Ribeiro dos Santos (Telemig); pelo Sinder, Humberto Jacinto Neves (Amply Sistemas); pelo Seta, André Muller Borges (NET Serviços); pelo Sindimest-RJ, Walter Brum Almeida de Castro; pelo Siitep, Hélio Bampi (Radiante); pelo Sindisat – Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélites (sendo ainda efetivado) –, Didier Pierri Guy Chinchilla.

Ainda como diretores, Jurídico Institucional, José Carlos de Magalhães Costa (Sindimest-RJ) e Munik Braguez Nunes de Aragão, suplente (Sindimest-RJ); Jurídico de Relações Trabalhistas e Sindicais, Júlio Caio C. Stunff (Sinstal) e Egeférson dos Santos Craveiro, suplente (Sinstal); e de Planejamento e Desenvolvimento de Mercado, Arsênio Pagliarini Junior (Sinder) e Jorge Dorico de Jesus, suplente (Sinder). São membros do Conselho Fiscal: como efetivos, Leandro Sallati dos Santos (Seta), Geraldo Batista Caetano (SINDITELEBRASIL) e Cesar Rômulo Silveira Neto (SINDITELEBRASIL); suplentes: Dante César Basso (Siitep), Sheila Patrícia Pereira Nascimento (Sinder) e Suely Aparecida da Silva (Sinstal).
Facultada a palavra, ao término da Assembléia que criou a FEBRATEL, assim se expressaram os participantes: “um trabalho de equipe” (Gilberto Mussi de Carvalho); “a classe quis a união” (Cícero Domingo Penha); “mais representatividade para o setor” (Pércio José Oliveira); “rumo à Confederação” (Eduardo Felippe); “em defesa da concorrência” (Munik de Aragão); “caminhando juntos” (George Paiva); “tudo para se nivelar às grandes Federações” (Magalhães Costa); e “um setor com a força de 5 a 6% do PIB” (César Rômulo).

Conforme registro sindical concedido pelo Ministério do Trabalho, a FEBRATEL representa “as categorias econômicas pertencentes aos ramos das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, cujas atividades estão definidas e de telecomunicações”.
Veja a nossa galeria de fotos

Visite o nosso canal do Youtube

botao youtube2

Recomende aos amigos!


Botão Voltar ao topo